Dia de Fazer a Diferença

postado em: Projetos | 0

Dia de fazer diferença 2008APRESENTAÇÃO
O Projeto “Dia de Fazer a Diferença” teve início em 1992 nos Estados Unidos através do jornal USA Weekend em parceria com o Points of Light Foundation, maior organização voltada ao voluntariado mundial e é o maior evento de mobilização para ações sociais simultâneas do país, com a participação de milhões de voluntários. É um dia no ano que o Brasil se une para fazer a diferença na vida de pessoas e comunidades, com a realização de milhares de projetos sociais em centenas de cidades.
A partir de 2006, o Dia de Fazer a Diferença Brasil, passou contar com a parceria da Rede Record como promotora oficial do evento, divulgando-o em âmbito nacional, com ampla participação dos seus artistas e da sua grade de programação.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVO
Vivemos hoje uma realidade permeada de diferenças econômicas e sociais e não podemos nos alienar da grande responsabilidade de casa cidadão para a construção e manutenção da justiça e bem estar de todos e o maior legado do Dia de fazer a Diferença é propiciar que pessoas de uma mesma localidade tenham a oportunidade de se aproximarem através da troca de serviços e informações que possam promover uma melhor qualidade de vida para as pessoas economicamente menos favorecidas e estimular a reflexão sobre as condições sociais e suas respectivas ações nas pessoas com maior poder de decisão.
Nosso objetivo é estreitar os laços entre os moradores da região e as entidades locais representadas por empresários, associações, empresas sem fins lucrativos oferecendo serviços básicos e melhor a infra-estrutura do prédio onde funciona a associação para oferecer mais serviços com melhor qualidade a um número maior de pessoas.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DA AÇÃO
“DIA DE FAZER A DIFERENÇA”
31 de agosto de 2008 das 08:00 h as 13:00 h.
Associação dos Moradores da Vila dos Costa
Rua Maniçoba, 05 – Vila Andrade – São Paulo/SP

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Mutirão de Catarata
Teremos um mutirão de catarata em parceria com o Instituto Suel Abujamra.
O atendimento será feito por uma equipe de vinte profissionais que trarão o equipamento e sua equipe médica para atender a população.
Será feita uma triagem onde os pacientes em que forem detectadas as necessidades de atendimento farão o mapeamento da retina, exame de sangue e será marcada a cirurgia para os pacientes no Instituto.

Culinária
Teremos degustação de receitas indicadas para hipertensos e diabéticos com entregas de receitas para a população presente.
Teremos também a presença de dois profissionais da área da Saúde que irão ministrar palestras sobre a importância de uma alimentação adequada e de atividades físicas para o controle dessas doenças.

IDENTIFICAÇÃO, NÍVEL DE ENVOLVIMENTO E RESPONSABILIDADE DOS PARCEIROS.
A união das competências e a aproximação dos objetivos dos voluntários, das instituições e entidades parceiras representam o grande sustentáculo do sucesso desta ação. Os esforços pessoais, a disponibilização de profissionais e a cessão de bens e/ou produtos são inestimáveis, portanto, impossíveis de se mensurar. Os compromissos e as responsabilidades assumidas traduzem o comprometimento e a confiabilidade que permeiam esta ação conjunta.

Apoio Técnico:
Serão convocadas cerca de 30 pessoas que irão trabalhar voluntariamente para a realização das ações sugeridas, incluindo os voluntários do Rotary Club SP Morumbi, Rotary Club SP Jaguaré e Rotaract / Interact.

Apoio Publicitário:
Rede Record de TV (promotora do evento)
Jornal Interativo do Campo Limpo
Jornal Planeta Morumbi

IDENTICAÇÃO DO PÚBLICO A SER ATINGIDO
As ações que constituem o evento serão dirigidas aos moradores da região, na maioria pessoas acima de 50 anos que necessitam de um atendimento oftalmológico com especialidade em catarata.

BENEFÍCIOS QUE SE ESPERA TRANSFERIR AO PÙBLICO ALVO
Despertar a atenção para a importância da solidariedade entre os voluntários, empresários, profissionais e população carente para a construção de uma sociedade mais justa e com mais qualidade de vida para todos.

METAS A SEREM ATINGIDAS
Nossa expectativa é de atender cerca de 300 pessoas no atendimento de oftalmologia.

RESULTADOS
No dia 31/08 atendemos a 280 pessoas acima de 50 anos e detectamos a necessidade de operação de catarata em cerca de 30 pessoas e outras 40 necessitavam de óculos, o que foi providenciado a preços subsidiados (R$ 60,00 em 3x) por um parceiro.
As operações de catarata foram agendadas para a semana seguinte após exames adicionais onde foi providenciado, inclusive, transporte gratuito aos participantes e todos já foram operados nos dias seguintes.
Acreditamos ter atingido totalmente nossos objetivos e que não poderíamos fazer sem a ajuda de todos os envolvidos