Dia de ser Solidário

Desde 2008, o Rotary Clube de SP Morumbi em parceira com o Rotary Club de SP Jaguaré adotou um domingo do mês de agosto como o dia do voluntariado. No ano de 2008, o clube aproveitou a data instituida pela TV Record como “Dia de Fazer Diferença”.

Este ano, como o “Dia de fazer diferença” não foi mais adotado, o clube batizou a data como Dia de ser solidário, mas com o mesmo enfoque: o voluntariado com o objetivo de ajudar as pessoas carentes.

Atuando na área de saúde e nutrição, traremos profissionais da área médica e diversos outros voluntários para prestar serviços de atendimento especifico em uma entidade escolhida.

Este ano será na Associação Vila dos Costa, parceira dos clubes e que já vem desenvolvendo um trabalho preventivo em parceria com o posto saúde da região.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVO

Vivemos hoje uma realidade permeada de diferenças econômicas e sociais e não podemos nos alienar das grandes responsabilidades de cada cidadão para a construção e manutenção da justiça e bem estar de todos.

Nosso objetivo é estreitar os laços entre aos moradores da região e as entidades locais representadas por empresários, associações e empresas sem fins lucrativos oferecendo serviços básicos de melhor infra-estrutura do prédio onde funciona a associação para oferecer mais serviços com melhor qualidade a um número maior de pessoas.

LOCAL E AÇÃO
30 de agosto de 2009.
Das 09:00 h as 14:00h.
Associação dos Moradores da Vila dos Costa
Rua Maniçoba nº 05
Vila Andrade São Paulo/SP

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES A SEREM DENSEVOLVIDAS

Dermatologista
Teremos um especialista na área de dermatologia que fará um atendimento com os moradores pré-inscritos e irá identificar algumas patologias referentes a sua área.

Otorrinolaringologista
O especialista em otorrinolaringologista verificará problemas de audição em pessoas acima de 50 anos pré-inscritos e encaminhará se necessário for para maiores exames e a aquisição de aparelhos auditivos a preços de custo em uma parceria já conquistada.

Oftalmologista
Teremos um oftalmologista que fará a verificação de necessidade de utilização de óculos ou se forem detectadas outras patologias será
encaminhada para tratamento.

Exame de Mama
Serão realizadas palestras sobre a importância do auto-exame na prevenção do câncer de mama e orientações de como as mulheres podem fazer o exame corretamente.

Degustação de Receitas
Serão servidas receitas para degustação no qual eles podem saborear e verificar como podemos reaproveitar os alimentos tais como caules, cascas, folhas de vegetais que geralmente no dia a dia não são aproveitados.

IDENTIFICAÇÃO, NIVEL DE ENVOLVIMENTO E RESPONSABILIDADE DOS PARCEIROS

A união das competências e a aproximação dos objetivos dos voluntários das instituições e entidades parceiras representam o grande sustentáculo do sucesso dessa ação. Os esforços pessoais à disponibilidade de pessoas e a cessão de bens e/ou produtos são inestimáveis, portanto impossíveis se mensurar. Os compromissos e as responsabilidades assumidas traduzem o comprometimento e a confiabilidade que permeiam a ação conjunta.

Apoio Técnico:
Serão convocadas cerca de 40 pessoas que irão trabalhar voluntariamente para a realização das ações sugeridas.

Apoio Publicitário:
Rede Record de TV
Jornal Interativo do Campo Limpo
Jornal Planeta Morumbi

.