Rotary em Ação, pela Saúde e Cidadania

cadastroO que é

O projeto Rotary em Ação foi desenvolvido com o objetivo de agregar voluntários de diversas áreas para, em um domingo, das 9 as 15h, atender à comunidade carente da região escolhida nas mais variadas atividades disponíveis, tendo como contrapartida para um atendimento gratuito, a participação em uma palestra orientativa em tema ligada à saúde e cidadania.

Nas últimas edições, temos tido apoio de cabelereiros, nutricionistas, enfermeiros, palestras orientativas em diversas áreas, pediatra, oftalmologistas, ótica social, testes de glicemia e pressão arterial, dentistas, recreação, informações sobre jovem aprendiz (primeiro emprego), entre outros.

Ao final, acompanhe como foi cada edição do evento, que tem como caráter social, informar de maneira educativa o público presente, sobre como aproveitar a vida com mais qualidade e, oferecer orientação geral, entrou outros serviços de curtíssima duração de caráter preventivo e não ambulatorial ou emergencial.

Através da orientação profissional, bem como a realização de exames gratuitos, o visitante terá um panorama real e preciso a respeito da sua saúde e de como prevenir doenças.

Como funciona

Para ter direito a um atendimento (corte de cabelo, consultas, etc), o visitante tem que frequentar uma palestra orientativa. No final da palestra (ele podia escolher qual desejasse), recebia um passe para entrar no andar de consultas e um kit de chocolate da Nucita.

O sucesso dos eventos tem sido conseguido graças aos nossos patrocinadores e parceiros.

logo-spinger-alta

Onde tudo começou…

O Projeto Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania começou a partir do Projeto Dia de Fazer a Diferença, em agosto de 2008, patrocinado pelo Rotary Club de São Paulo Morumbi junto com o Rotary Club de São Paulo Jaguaré. A ideia partiu de um projeto homônimo realizado em 1992 nos Estados Unidos, através do jornal USA Weekend em parceria com o Points of Light Foundation.

Em agosto de 2009 o projeto foi apresentado como Dia de ser Solidário, onde foi feito o evento nos mesmos moldes do Dia de Fazer a Diferença de 2008.

1a edição

Em maio de 2011, fizemos o Projeto Saúde e Cidadania, junto com o RCSP Pacaembú, realizado no estacionamento do Supermercado Mambo, na Av. Giovanni Gronchi.

2a edição

Em maio de 2012, a partir da sugestão do companheiro Marcos Massoni, do RCSP Jd São Paulo, distrito 4430, do outro lado da cidade de SP, padronizamos o nome para Rotary em Ação, pela Saúde e Cidadania, sendo esta a segunda edição, realizada no Colégio Anglo Morumbi.

3a edição

Em novembro de 2012 foi realizado, na ONG Projeto Viver, no Jd Colombo (próximo da Paraisópolis), o 3o Rotary em Ação pela saúde e cidadania.

4a edição

Em abril de 2013, realizamos o 4o Rotary em Ação pela saúde e cidadania, desta vez na Escola Estadual Prof. Neyde Apparecida Sollito, no Jd das Palmas, próximo à Super Quadra Morumbi, área entre a região do Morumbi e Campo Limpo.

Neste evento, reunimos oftalmologistas, nutricionistas, cabeleireiros, manicures, enfermeiros, bombeiro, pediatra, nutricionista, além de advogados e outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

A Universidade Anhanguera entrou apoiando o evento, enviando cerca de 100 alunos voluntários, em diversas áreas.

As comunidades abrangidas foram Vila Praia, Viela da Paz e arredores. Se você deseja ser um voluntário e trabalhar no dia (geralmente um domingo de manhã), inscreva-se mandando-nos um e-mail.

5a edição

A 5a edição foi realizada no mesmo local da 4a edição, na Escola Estadual Prof. Neyde Apparecida Sollito no dia 11 de novembro de 2013.

Novamente reunimos oftalmologista, nutricionistas, cabeleireiros, manicures, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, além de advogados e outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região. Foram mais de 150 voluntários e 2000 atendimentos.

Para ter direito a um atendimento (corte de cabelo, consultas, etc), o visitante tinha que frequentar uma palestra orientativa. No final da palestra (ele podia escolher qual desejasse), recebia um passe para entrar no andar de consultas e um kit de chocolate da Nucita.

Novamente a Universidade Anhanguera entrou com um grande apoio neste evento, enviando mais de 100 alunos voluntários, em diversas áreas.

Contamos com extensa divulgação na região, através de panfletos e cartazes em todo o comércio, divulgação na rede Band e rádio. O evento foi documentado pela Morumbi TV e Revista Dolce Morumbi (filme abaixo).

6 e 7a edições

A 6ª e 7ª edições ocorreram na entidade Obra do Berço, na região entre o Morumbi e Campo Limpo, no Jd Rebouças, em maio de 2014 e março de 2015, respectivamente.

Na 6ª edição contamos com cerca de 150 voluntários e mais de 1.000 atendidos em várias modalidades. Nosso brechó arrecadou mais de 4000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas à entidade.

Na 7ª edição contamos foram aproximadamente 100 voluntários e 750 atendidos em várias modalidades. Contamos novamente com nosso brechó, cuja verba é revertida ao evento e o restante do material não vendido fica para o brechó permantente da entidade ou vai para doação à comunidade.

Novamente contamos com a participação da Universidade Anhanguera, que realizaram tarefas que vão de limpeza de ouvido, enfermeiros, fisioterapia, massoterapia até recreação para a garotada.

A ONG Provisa, que vem nos apoiando desde o início, enviou médicos oftalmologistas para consultas de exame de vista, limpeza de pele e até uma ótica social.

A Teruya, escola de cabeleireiros, nos enviou sua excepcional equipe.

Também tivemos palestras sobre DST/AIDS, com a Dra Paula Napolitano, palestras com nutricionistas, dentistas, orientação financeira e de outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

8edição

A 8ª edição ocorreu na entidade ONG Estrela Nova, na região do Campo Limpo, em 18 de outubro de 2015.

Nesta edição, o RCSP Morumbi realizou o evento em parceria com o RCSP Pacaembú, agregando profissionais de diversas áreas. Contando com cerca de 100 voluntários, alcançamos um público de 450 pessoas, gerando aproximadamente 1000 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelos, exames de vista, ótica social, exame de glicemia e pressão, teste de hepatite C, limpeza de pele, recreação para criançada, acupuntura sem agulha (Dr Joaquim de Souza Lima), entre outros.

Também houve distribuição de pizzas, doces e salgados, sorvetes e muito mais, generosamente doados pelos nossos parceiros Pepsico, Nucita, Pizzaria Mercatto, Unicom Redes, Oba Hortifruti e Padaria Supreme.

Nosso brechó arrecadou mais de 1000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas à entidade.

Nesta edição tivemos um grupo mais abrangente de parceiros, incluindo a Universidade Anhanguera (educação física), ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Uni-Ítalo (enfermagem e educação física), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele) entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Também tivemos participação especial do recém criado Interact Club Morumbi (contação de estórias e pintura de rosto) e do Rotaract Nações Unidas (palestras), braços jovens do Rotary Morumbi.

Nossos palestrantes também merecem destaque:

Também tivemos palestras sobre DST/AIDS, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano e Dra Lúcia Awad, de nutrição com Flávia Gregorini, Orientação cardiológica, com Dr Patrício Zadik, primeiros socorros com o Sgto Carlos Brasil, “Sono na terceira idade”, com a psicóloga Rezilda Portela, “Economize em casa”, com Joel Scholl,   “Higiene e prevenção bucal” com Raquel Buzonni, “Epilepsia”, com Eduardo Caminada Junior, orientação financeira e de outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 8o Rotary em Ação – 18/10/2015 – ONG Estrela Nova

9edição

A 9ª edição do Rotary em Ação ocorreu no Colégio Pentágono, na Vila Andrade, região do Morumbi, em 17 de abril de 2016.

Nesta edição, o RCSP Morumbi realizou o evento em parceria com o RCSP Pacaembú, agregando profissionais de diversas áreas. Contando com cerca de 60 voluntários, atendeu a cerca de 300 pessoas, gerando aproximadamente 700 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelosexames de vistaótica socialexame de glicemia e pressãoteste de hepatite Cteste de anemia, limpeza de pelerecreação para criançada, fisioterapia, nutrição, entre outros.

Também houve distribuição de frutas e chocolates, generosamente doados pelos nossos parceiros Nucita e Oba Hortifruti.

Nosso brechó arrecadou mais de 1000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas a uma entidade da região.

Nesta edição tivemos como parceiros a Universidade Anhanguera (fisioterapia, enfermagem, nutrição), ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele), Biodina (exame de anemia), ABPH (teste de hepatite), entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Tivemos palestras sobre “DST/AIDS”, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano, a Importância do Sono, com a psicóloga Rezilda Portela,  “Hipertensão”, com Dr Patrício Zadik, “Cuide do seu dinheiro”, com Ingo Zietman,    “Epilepsia”, com Eduardo Caminada Junior, “Cuidado com o Mosquito”, com o Dr Marco Gazel, entre outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 9o Rotary em Ação – 17/04/2016 – Colégio Pentágono

 

10edição

A 10ª edição do Rotary em Ação ocorreu na Universidade Anhanguera do Campo Limpo, em 23 de outubro de 2016.

Contando com cerca de 110 voluntários, atendeu a cerca de 1000 pessoas, gerando aproximadamente 2800 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelos, limpeza de ouvido, exames de vistaótica socialexame de glicemia e pressãoteste de hepatite Cteste de anemia, limpeza de pelerecreação para criançada, fisioterapia, nutrição, entre outros.

Também houve distribuição de chocolates, generosamente doados pela nossa parceira Nucita.

Nosso brechó arrecadou cerca de 1500 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas a uma entidade da região.

Nesta edição tivemos como parceiros a Universidade Anhanguera (fisioterapia, limpeza de ouvido, enfermagem, nutrição), ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele), Biodina (exame de anemia), ABPH (teste de hepatite), entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Tivemos palestras sobre “DST/AIDS”, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano, a Importância do Sono, com a psicóloga Rezilda Portela,  “Hipertensão”, com Dr Patrício Zadik, “Cuide do seu dinheiro”, com Ingo Zietman, entre outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

E você?

Se você deseja ser um voluntário e trabalhar no dia do evento (sempre em um domingo de manhã), inscreva-se mandando-nos um e-mail. Pode ser desde o setor de organização física (staff de apoio), palestrante ou patrocinador seja de serviços, itens de utilização no dia ou brindes ou financeiro.

Para isso, basta entrar em contato conosco através de nosso formulário.

Algumas fotos de eventos anteriores:

.