Intercâmbio de jovens

postado em: Projetos | 0

NOTA IMPORTANTE: O conselho diretor do RCSP Morumbi  decidiu em reunião que não participará de novos processos de intercâmbio (2018 em diante). Será dado prosseguimento apenas ao processo em andamento (2016-2017). Caso tenha interesse no intercâmbio, envie mensagem para intercambio@rotary4610.org.br e solicite lista de clubes participantes em sua região.

intercambio

Os Rotary Clubes enviam, anualmente, dezenas de jovens para estudar no exterior, em programas de longa e curta duração.

A hospedagem é feita em famílias escolhidas pelos rotarianos da cidade de destino que acolherá o jovem como se fosse seu próprio filho. Em contrapartida, sua família que envia um jovem também acolherá um outro vindo de outro clube do Rotary em outro país, ficando pelo mesmo período de seu filho. Nem sempre no mesmo exato período.

Cada clube do distrito é responsável pelo cadastramento de jovens de sua região.

Para se inscrever, o jovem deve ter de 14 a 17 anos. é importante que o jovem esteja acima da média acadêmica, de preferência entre os melhores de sua classe. Além destes requisitos, é também levado em consideração seu desempenho em entrevistas, em dinâmicas psicológicas e testes de português e inglês.

Note que sua família é que vai arcar com os custos das passagens, seguros e taxas administrativas, que podem variar dependendo do país de destino e do programa escolhido (curta ou longa duração).

Sua família deve também ter condições e desejo de receber e hospedar um jovem estudante estrangeiro em sua casa. Portanto, os pais também participarão de uma entrevista.

Uma vez satisfeitas essas condições, o jovem tem tudo para ser um futuro jovem intercambista, numa experiência que certamente marcará alguns dos melhores momentos de sua vida.

Algumas exigências são específicas de cada clube de Rotary.

No Rotary Clube de São Paulo Morumbi serão exigidas pelo menos 2 famílias voluntárias, além da familia do jovem intercambista, para hospedar o jovem que virá de outro país. As famílias voluntárias devem, necessariamente, estar em região próxima da família principal e escola onde irá estudar, pois não será possível mudança de escola durante a estadia do intercambista visitante, exceto em casos específicos ou problemas de força maior.

Se tiver interesse em participar do intercâmbio, envie seus dados através da página de contato, com informações de onde mora, sua idade, escola onde estuda e seus dados, com telefone fixo e celular para que possamos entrar em contato o mais rápido possível.

Quer se saber mais? Então baixe os anexos abaixo (formato PDF) e leia a documentação.

Guia do estudante_752pt

Guia para Familia Anfitria

Manual do Intercambio de Jovens

O que eh Rotary