Os subsídios distritais são uma parte essencial da filosofia de serviço e impacto dos Rotary Clubs ao redor do mundo. Esses subsídios são uma forma de os clubes rotários locais receberem apoio financeiro para implementar projetos de serviço comunitário, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas em suas regiões e além.

Eles são financiados por meio das contribuições dos próprios rotarianos, bem como por outras fontes de financiamento, e são gerenciados pelos distritos rotários. Eles permitem que os clubes planejem e executem uma ampla variedade de iniciativas, desde projetos de alfabetização e educação até programas de saúde, fornecimento de água potável e desenvolvimento econômico.

Uma das características distintivas dos subsídios distritais é sua flexibilidade e adaptabilidade. Eles são projetados para atender às necessidades específicas de cada comunidade, incentivando os rotarianos a identificar desafios locais e desenvolver soluções eficazes e sustentáveis.

Além disso, os subsídios distritais promovem a colaboração e o trabalho em equipe entre os clubes rotários, incentivando a troca de ideias e experiências para maximizar o impacto dos projetos. Essa colaboração também pode envolver parcerias com organizações locais, governos e outras entidades, ampliando ainda mais o alcance e a eficácia das iniciativas.

O Rotary Morumbi tem usado a verba de subsídio distrital anualmente.

ONG Estrela Nova

O Estrela Nova atua há mais de 38 anos e busca, melhorar tudo o que oferece às crianças e adolescentes que atende. Está sempre atento ao que pode aprimorar, ampliar, mas infelizmente nem sempre dispõe de recursos para realizar tudo que entende necessário e importante em um curto prazo. Uma das grandes prioridades do Estrela Nova é ofertar um cardápio variado e saudável às crianças e adolescentes que
atende. Para isso, faz-se necessário não só a aquisição de alimentos, mas também a capacitação da equipe da cozinha e o uso de equipamentos adequados.

Em fevereiro de 2022, o Rotary Morumbi doou uma batedeira industrial.
Em fevereiro de 2024, o Rotary Morumbi doou um descascador de batatas industrial de 6Kg da Skymsen.

Instituto Base Genesis

O Instituto Base Gênesis é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2015, busca promover o desenvolvimento humano de diversas maneiras e para diferentes grupos de indivíduos através do voluntariado na cidade de São Paulo.

Em 2023, o Rotary Morumbi doou um micro Dell novo para o Instituto Genesis.

Entrega de um micro novo Dell para o Instituto Genesis – 2022

Projeto CIEBP – Projeto distrital multi-clubes

O Rotary Club de São Paulo Morumbi em conjunto com os clubes RCSP Brooklin Armando de Arruda Pereira, RCSP Moema Índia, RC Taboão da Serra, RC Embu das Artes, RC Itapecerica da Serra e parceiro externo 8×8 Cybertech, se juntaram para fazer um projeto de subsídio distrital do distrito 4563 em junho de 2024.

O projeto visa ajudar o CIEBP (Centro de Inovação da Educação Básica Paulista) a equipar a sala de aula de robótica do curso prestado na Escola Estadual Joaquim Fernando Paes de Barros Neto.

O CIEBP tem por objetivo oferecer aos estudantes e professores da rede pública de ensino, o suporte técnico e pedagógico para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem por meio das novas tecnologias. Em muitos casos, as escolas não contam com equipamentos e professores capacitados para sua aplicação.

A participação do público escolar é definida pelas escolas interessadas em trazer seus alunos para participarem de trilhas formativas ou de seus professores para passarem em processo de formação técnico pedagógica.
Para manter o projeto funcionando e desenvolvendo novas propostas de atividade, há a necessidade de investimento em equipamentos e insumos, pois não recebem verba para tal fim. Dentro da Robótica são utilizados kits robóticos, sensores, motores, placa Microbit, módulos de comunicação, baterias, pilhas entre outros. Já na Prototipagem, eles possuem uma impressora 3D e uma cortadora a laser que está parada por falta de tubo laser. Esta é utilizada para a produção de protótipos que são planejados pelos alunos.

A empresa parceira no projeto é a 8×8 Cybertech, empresa especializada na implementação de soluções para segurança digital. Os representantes da empresa serão voluntários e farão um workshop para os professores e alunos do Centro. com o tema, “A necessidade da segurança digital em ambientes automatizados”.

O tema é de vital importância no desenvolvimento que ocorre no laboratório que está sendo contemplado pelo projeto, ou seja, durante o desenvolvimento de aplicações robotizadas, deve ser considerados aspectos diversos de segurança, tanto físicas quanto digitais.

A entrega dos insumos e conserto da cortadora CNC laser foi feita em junho de 2024 na própria escola.