As atividades dos Rotary Clubs se baseiam em cinco Avenidas de Serviços:

Serviços Internos – Eles enfatizam o fortalecimento do companheirismo e o bom funcionamento dos clubes. Nesta avenida, a Fundação Rotária pode atuar promovendo a associação de ex-participantes dos seus programas. A Fundação também pode patrocinar, por meio de Subsídios Distritais, atividades que fortaleçam os Interact e Rotaract Clubs. Além disso, executando projetos por meio da Fundação Rotária, os clubes certamente se tornam mais fortes e mais unidos.

Serviços Profissionais – Cabem a estes incentivar os rotarianos a servir por meio de suas profissões e a seguir altos padrões éticos. Nesta avenida, a Fundação Rotária pode atuar patrocinando a realização de Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Rylas) e encontros de formação profissional dos Interact e Rotaract Clubs. A Fundação, principalmente, patrocina bolsas de estudo para cursos de graduação e pós-graduação, incluindo as Bolsas Rotary pela Paz.

Serviços à Comunidade – As iniciativas de serviços à comunidade ajudam os clubes a implementar projetos e atividades que aprimoram a vida da comunidade. Esta avenida é o carro-chefe da Fundação Rotária.

As nossas comunidades são atendidas pelo Rotary tendo como base as seguintes áreas de enfoque: paz e prevenção e resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário.

Serviços Internacionais – Eles se referem às medidas tomadas para promover a paz e a compreensão mundial e às ações para expandir o âmbito das atividades humanitárias implementadas pelo Rotary em todo o mundo.

Podemos patrocinar projetos em qualquer país por meio dos Subsídios Globais, sem deixarmos de mencionar o belo programa Polio Plus, de caráter internacional, que agrega povos de todo o mundo. Assim, por meio das áreas de enfoque, fazemos o bem em qualquer região do planeta.

Serviços à Juventude – Reconhecem a importância da capacitação dos jovens por meio de programas como Rotaract, Interact, Ryla e Intercâmbio de Jovens do Rotary.

Hoje a Fundação Rotária patrocina eventos para estes programas estruturados do Rotary por meio dos Subsídios Distritais. Ela também apoia as novas gerações por meio de programas educacionais, como as mencionadas Bolsas Rotary pela Paz, e de subsídios que financiam bolsas de estudo e projetos humanitários implementados por jovens ou em benefício destes.