Os Rotary Clubs

Um Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um alto padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados. Não é uma entidade secreta, como alguns desinformados acham.

Em linhas gerais, são simplesmente voluntários que se reúnem para desenvolver projetos à comunidade.

Rotary International

Rotary International ou simplesmente Rotary, é a maior ONG do mundo, e se identifica sempre por uma marca/logotipo, que é uma Roda Denteada. É membro permanente das NAÇÕES UNIDAS (ONU). Mais de 40% das pessoas envolvidas na fundação desta importante organização, em 10/12/1948, eram rotarianos.

Rotary não é entidade beneficente, não faz caridade e nem distribui dinheiro.

Através de seus associados, os “rotarianos”, são feitos projetos que servem para beneficiar um evento, pessoas carentes, entidades, países, calamidades, etc. Os projetos em sua maioria devem ser auto-sustentáveis.

A “ONU”, como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembleia Internacional de países, onde só dois membros não são países, mas, pela sua importância, têm assento naquela Assembleia:
a CRUZ VERMELHA e o ROTARY. O Vaticano também tem sua cadeira lá.

Mundialmente, o Rotary é formado por distritos, que são formados por clubes. Cada clube é uma célula autônoma do organismo mundial, mas respeitando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é comandada por um Presidente Mundial. Cada distrito é administrado por um Governador e cada clube é dirigido por um Conselho Diretor, comandado por um Presidente. Todos estes cargos são sempre por um ano, o que garante ampla democracia e permanente renovação. O período de gestão é o ano rotário, que começa sempre em 1o de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte. Todos os cargos são honoríficos, portanto, não remunerados.