Os Rotary Clubs

Um Rotary Club, é um Clube de Profissionais, que congrega líderes das comunidades em que vivem ou atuam, fomentando um alto padrão de ética ajudando a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo, e que prestam serviços voluntários não remunerados em favor da sociedade como um todo ou beneficiando em casos específicos, pessoas necessitadas ou entidades que atuam também em favor de desamparados. Não é uma entidade secreta, como alguns desinformados acham.

Em linhas gerais, são simplesmente voluntários que se reúnem para desenvolver projetos à comunidade.

Rotary International

O Rotary International é uma organização sem fins lucrativos internacional fundada em 1905, com o objetivo de fomentar a boa vontade e compreensão entre as pessoas de todo o mundo. O Rotary é composto por clubes locais, conhecidos como clubes de Rotary, que são formados por líderes comunitários e profissionais.

O Rotary tem como missão fomentar e apoiar a realização de projetos de serviço comunitário e de ajuda humanitária em todo o mundo. Os projetos incluem iniciativas relacionadas à saúde, educação, paz e resolução de conflitos, entre outros. Além disso, o Rotary também se dedica a erradicar a poliomielite e a combater a fome e a pobreza.

Os membros dos clubes de Rotary se reúnem regularmente para discutir questões comunitárias, planejar projetos e estabelecer relações de amizade e networking. A organização é governada por um Conselho Diretor eleito e tem sede em Evanston, Illinois, nos Estados Unidos.

O Rotary International conta com mais de 1,4 milhão de membros em mais de 200 países e territórios, tornando-se uma das maiores organizações de serviço comunitário do mundo.

É a maior ONG do mundo e se identifica sempre por uma marca/logotipo, que é uma roda denteada. É membro permanente das NAÇÕES UNIDAS (ONU). Mais de 40% das pessoas envolvidas na fundação desta importante organização em 10/12/1948, eram rotarianos.

Rotary não é entidade beneficente, não faz caridade e nem distribui dinheiro.

A “ONU”, como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembleia Internacional de países, onde só dois membros não são países, mas, pela sua importância, têm assento naquela Assembleia:
a CRUZ VERMELHA e o ROTARY. O Vaticano também tem sua cadeira lá.

Mundialmente, o Rotary é formado por distritos, que são formados por clubes. Cada clube é uma célula autônoma do organismo mundial, mas respeitando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é comandada por um Presidente Mundial. Cada distrito é administrado por um Governador e cada clube é dirigido por um Conselho Diretor, comandado por um Presidente. Todos estes cargos são sempre por um ano, o que garante ampla democracia e permanente renovação. O período de gestão é o ano rotário, que começa sempre em 1o de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte. Todos os cargos são honoríficos, portanto, não remunerados.