1º Curso técnico de Eletricista básico

postado em: Projetos | 0

O Rotary Morumbi iniciou no dia 03 de fevereiro de 2020, o Projeto Piloto para um curso básico de eletricista residencial, com duração de 40 horas (10 noites de 4 horas) e que capacitará 8 pessoas da comunidade para atuar em pequenos reparos elétricos com segurança.

A premissa deste projeto é formatar um modelo editável de treinamento que poderá ser replicado para diversas comunidades carentes do Brasil, onde instrutores voluntários poderão adaptar este para a realidade e cenários locais.

O modelo contém:

• Plano de treinamento teórico e prático
  • Plano de aulas diárias
  • Desenho funcional do circuito elétrico que será montado em painel móvel.
  • Desenho dimensional do painel móvel, que dará mobilidade e flexibilidade ao treinamento, visto que o ambiente de sala de aula deverá ter como condição mínima uma tomada de três pinos (fase, terra, neutro).

Os rotarianos apoiarão fornecendo:

• infraestrutura de sala de aula
  • logística de atração de empresas interessadas em fornecer livros, materiais elétricos, ferramentas e instrumentos de medição
  • logística de chamamento público na comunidade e entorno para seleção de público-alvo
  • logística de atração de voluntários habilitados e capacitados em instalações elétricas para exercerem papel de instrutor

O treinamento tem como foco o desenvolvimento de competências como instalação e reparos em circuitos elétricos residenciais. Cada treinando com aproveitamento mínimo receberá: livro, ferramentas e instrumentos utilizados durante o curso. Durante o curso, serão expostos conceitos contidos em Normas Brasileiras (NBR 5410 e NR 10) e aplicação prática destas. Com estas novas competências o treinando poderá exercer cidadania, conseguindo emprego ou desenvolvendo negócio próprio, executar suas novas atividades com segurança, eficiência e eficácia, evitando-se acidentes por choque elétrico em instalações residenciais e por fim influenciando sua comunidade quanto a importância de uma instalação elétrica residencial segura.

O público-alvo são pessoas de família de baixa renda, com no mínimo 18 anos e ter completado a quarta série do ensino fundamental. Cada turma deverá ter 6 treinandos e estes poderão atender as necessidades de instalações elétricas residenciais em suas comunidades. Com isso, pretende-se diminuir, nas comunidades, mortes por choque elétrico e incêndios por curto-circuito.