Rotary em Ação, pela Saúde e Cidadania

O que é:

O projeto Rotary em Ação foi criado para promover a saúde e o bem-estar da comunidade local, além de oferecer orientações e serviços que pudessem contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A ação também tem como objetivo criar um movimento de cuidado e solidariedade na região.

O Rotary é formado por voluntários que buscam fazer algo bom pela sociedade. Conheça, participe, envolva-se! Conheça o Rotary Club de SP Morumbi e seus projetos!

 

Como funciona

O visitante precisa, obrigatoriamente, assistir a uma palestra de orientação, geralmente na área de nutrição, saúde, educação financeira e até primeiros socorros.

Os voluntários e parceiros, que geralmente conseguimos, atendem fazendo exames de vista, ótica social, aferição de glicemia a pressão arterial, massagem, auriculoterapia, acupuntura, consulta de advogado, psicóloga, limpeza de pele, corte de cabelo, maquiagem, recreação, orientação odontológica, pintura de rosto, brechó social entre outras atrações.

O sucesso dos eventos tem sido conseguido graças aos nossos patrocinadores, parceiros e voluntários, que doam seu tempo, serviço e fim de semana para fazer bem à sociedade.

 

Nosso último evento

18edição

A 18ª edição do Rotary em Ação ocorreu no CEU Cantos do Amanhecer, na região do Capão Redondo, no dia 01 de outubro de 2023.

O evento de saúde atendeu a comunidade local, uma região muito carente de serviços de saúde em São Paulo, e contou com a participação de mais de cerca de 130 voluntários que se dedicaram a atender mais de 500 pessoas da comunidade.

O tempo não ajudou. Mesmo assim, após a chuva torrencial que caiu até começo da tarde, houve uma boa adesão da comunidade. Movimento abaixo do desejado, mas acima do esperado levado em conta a situação do clima.

O evento contou com o atendimento de exame de vista, glicemia, pressão arterial, teste de hepatite, massagem, auriculoterapia, massoterapia, corte de cabelo, maquiagem, esmalteria, jovem aprendiz, atendimento terapêutico, orientação jurídica, distribuição de 500 mudas de plantas, distribuição de chocolates, distribuição de kits de escovação dentária e recreação pra garotada e muito mais.
E contou com apoio das seguintes entidades: Provisa, UNASP, Escola São José de Enfermagem, Assoc. Brasileira de Portadores de Hepatite – ABPH, Rotary Liberdade, Societá Hair, Nurap, Hospital Central Sul, FMU Odonto, Instituto Vocação, Novety Cosméticos, Chocolates Nucita, Prefeitura Municipal de São Paulo, CEU Cantos do Amanhecer, Colgate (kits de escovação) e equipe do vereador Isac Felix e voluntários de todos os cantos nos ajudando.

 

17edição

A 17ª edição do Rotary em Ação ocorreu no CEU Paraisópolis, na comunidade da Paraisópolis, no dia 26 de março de 2023.

Parceiros de longa data, o Rotary Club de São Paulo Morumbi realizou o evento que atendeu cerca de 1500 pessoas da comunidade, que tiveram à disposição serviços como oftalmologia, glicemia, pressão, corte de cabelo, maquiagem, ótica social, limpeza de pele, palestras, jovem aprendiz, recreação e distribuição de chocolates.

Fotos do 17° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 26/03/2023 – CEU Paraisópolis

E você?

Se você deseja ser um voluntário e trabalhar no dia do evento (sempre em um domingo de manhã), inscreva-se mandando-nos um e-mail. Pode ser desde o setor de organização física (staff de apoio), palestrante ou patrocinador seja de serviços, itens de utilização no dia ou brindes ou financeiro.

Para isso, basta entrar em contato conosco através de nosso formulário.

Onde tudo começou…

O Projeto Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania começou a partir do Projeto Dia de Fazer a Diferença, em agosto de 2008, patrocinado pelo Rotary Club de São Paulo Morumbi junto com o Rotary Club de São Paulo Jaguaré. A ideia partiu de um projeto homônimo realizado em 1992 nos Estados Unidos, através do jornal USA Weekend em parceria com o Points of Light Foundation.

Em agosto de 2009 o projeto foi apresentado como Dia de ser Solidário, onde foi feito o evento nos mesmos moldes do Dia de Fazer a Diferença de 2008.

1a edição

Em maio de 2011, fizemos o Projeto Saúde e Cidadania, junto com o RCSP Pacaembú, realizado no estacionamento do Supermercado Mambo, na Av. Giovanni Gronchi.

2a edição

Em maio de 2012, a partir da sugestão do companheiro Marcos Massoni, do RCSP Jd São Paulo, distrito 4430, do outro lado da cidade de SP, padronizamos o nome para Rotary em Ação, pela Saúde e Cidadania, sendo esta a segunda edição, realizada no Colégio Anglo Morumbi.

3a edição

Em novembro de 2012 foi realizado, na ONG Projeto Viver, no Jd Colombo (próximo da Paraisópolis), o 3o Rotary em Ação pela saúde e cidadania.

4a edição

Em abril de 2013, realizamos o 4o Rotary em Ação pela saúde e cidadania, desta vez na Escola Estadual Prof. Neyde Apparecida Sollito, no Jd das Palmas, próximo à Super Quadra Morumbi, área entre a região do Morumbi e Campo Limpo.

Neste evento, reunimos oftalmologistas, nutricionistas, cabeleireiros, manicures, enfermeiros, bombeiro, pediatra, nutricionista, além de advogados e outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

A Universidade Anhanguera entrou apoiando o evento, enviando cerca de 100 alunos voluntários, em diversas áreas.

As comunidades abrangidas foram Vila Praia, Viela da Paz e arredores. Se você deseja ser um voluntário e trabalhar no dia (geralmente um domingo de manhã), inscreva-se mandando-nos um e-mail.

5a edição

A 5a edição foi realizada no mesmo local da 4a edição, na Escola Estadual Prof. Neyde Apparecida Sollito no dia 11 de novembro de 2013.

Novamente reunimos oftalmologista, nutricionistas, cabeleireiros, manicures, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, além de advogados e outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região. Foram mais de 150 voluntários e 2000 atendimentos.

Para ter direito a um atendimento (corte de cabelo, consultas, etc), o visitante tinha que frequentar uma palestra orientativa. No final da palestra (ele podia escolher qual desejasse), recebia um passe para entrar no andar de consultas e um kit de chocolate da Nucita.

Novamente a Universidade Anhanguera entrou com um grande apoio neste evento, enviando mais de 100 alunos voluntários, em diversas áreas.

Contamos com extensa divulgação na região, através de panfletos e cartazes em todo o comércio, divulgação na rede Band e rádio. O evento foi documentado pela Morumbi TV e Revista Dolce Morumbi (filme abaixo).

6 e 7a edições

A 6ª e 7ª edições ocorreram na entidade Obra do Berço, na região entre o Morumbi e Campo Limpo, no Jd Rebouças, em maio de 2014 e março de 2015, respectivamente.

Na 6ª edição contamos com cerca de 150 voluntários e mais de 1.000 atendidos em várias modalidades. Nosso brechó arrecadou mais de 4000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas à entidade.

Na 7ª edição contamos foram aproximadamente 100 voluntários e 750 atendidos em várias modalidades. Contamos novamente com nosso brechó, cuja verba é revertida ao evento e o restante do material não vendido fica para o brechó permantente da entidade ou vai para doação à comunidade.

Novamente contamos com a participação da Universidade Anhanguera, que realizaram tarefas que vão de limpeza de ouvido, enfermeiros, fisioterapia, massoterapia até recreação para a garotada.

A ONG Provisa, que vem nos apoiando desde o início, enviou médicos oftalmologistas para consultas de exame de vista, limpeza de pele e até uma ótica social.

A Teruya, escola de cabeleireiros, nos enviou sua excepcional equipe.

Também tivemos palestras sobre DST/AIDS, com a Dra Paula Napolitano, palestras com nutricionistas, dentistas, orientação financeira e de outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

8edição

A 8ª edição ocorreu na entidade ONG Estrela Nova, na região do Campo Limpo, em 18 de outubro de 2015.

Nesta edição, o RCSP Morumbi realizou o evento em parceria com o RCSP Pacaembú, agregando profissionais de diversas áreas. Contando com cerca de 100 voluntários, alcançamos um público de 450 pessoas, gerando aproximadamente 1000 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelos, exames de vista, ótica social, exame de glicemia e pressão, teste de hepatite C, limpeza de pele, recreação para criançada, acupuntura sem agulha (Dr Joaquim de Souza Lima), entre outros.

Também houve distribuição de pizzas, doces e salgados, sorvetes e muito mais, generosamente doados pelos nossos parceiros Pepsico, Nucita, Pizzaria Mercatto, Unicom Redes, Oba Hortifruti e Padaria Supreme.

Nosso brechó arrecadou mais de 1000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas à entidade.

Nesta edição tivemos um grupo mais abrangente de parceiros, incluindo a Universidade Anhanguera (educação física), ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Uni-Ítalo (enfermagem e educação física), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele) entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Também tivemos participação especial do recém criado Interact Club Morumbi (contação de estórias e pintura de rosto) e do Rotaract Nações Unidas (palestras), braços jovens do Rotary Morumbi.

Nossos palestrantes também merecem destaque:

Também tivemos palestras sobre DST/AIDS, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano e Dra Lúcia Awad, de nutrição com Flávia Gregorini, Orientação cardiológica, com Dr Patrício Zadik, primeiros socorros com o Sgto Carlos Brasil, “Sono na terceira idade”, com a psicóloga Rezilda Portela, “Economize em casa”, com Joel Scholl,   “Higiene e prevenção bucal” com Raquel Buzonni, “Epilepsia”, com Eduardo Caminada Junior, orientação financeira e de outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 8o Rotary em Ação – 18/10/2015 – ONG Estrela Nova

9edição

A 9ª edição do Rotary em Ação ocorreu no Colégio Pentágono, na Vila Andrade, região do Morumbi, em 17 de abril de 2016.

Nesta edição, o RCSP Morumbi realizou o evento em parceria com o RCSP Pacaembú, agregando profissionais de diversas áreas. Contando com cerca de 60 voluntários, atendeu a cerca de 300 pessoas, gerando aproximadamente 700 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelosexames de vistaótica socialexame de glicemia e pressãoteste de hepatite Cteste de anemia, limpeza de pelerecreação para criançada, fisioterapia, nutrição, entre outros.

Também houve distribuição de frutas e chocolates, generosamente doados pelos nossos parceiros Nucita e Oba Hortifruti.

Nosso brechó arrecadou mais de 1000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas a uma entidade da região.

Nesta edição tivemos como parceiros a Universidade Anhanguera (fisioterapia, enfermagem, nutrição), ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele), Biodina (exame de anemia), ABPH (teste de hepatite), entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Tivemos palestras sobre “DST/AIDS”, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano, a Importância do Sono, com a psicóloga Rezilda Portela,  “Hipertensão”, com Dr Patrício Zadik, “Cuide do seu dinheiro”, com Ingo Zietman,    “Epilepsia”, com Eduardo Caminada Junior, “Cuidado com o Mosquito”, com o Dr Marco Gazel, entre outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 9o Rotary em Ação – 17/04/2016 – Colégio Pentágono

10edição

A 10ª edição do Rotary em Ação ocorreu na Universidade Anhanguera do Campo Limpo, em 23 de outubro de 2016.

Contando com cerca de 110 voluntários, atendeu a cerca de 1000 pessoas, gerando aproximadamente 2800 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelos, limpeza de ouvido, exames de vistaótica socialexame de glicemia e pressãoteste de hepatite Cteste de anemia, limpeza de pelerecreação para criançada, fisioterapia, nutrição, entre outros.

Também houve distribuição de chocolates, generosamente doados pela nossa parceira Nucita.

Nosso brechó arrecadou cerca de 1500 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas a uma entidade da região.

Nesta edição tivemos como parceiros a Universidade Anhanguera (fisioterapia, limpeza de ouvido, enfermagem, nutrição), ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele), Biodina (exame de anemia), ABPH (teste de hepatite), entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Tivemos palestras sobre “DST/AIDS”, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano, a Importância do Sono, com a psicóloga Rezilda Portela,  “Hipertensão”, com Dr Patrício Zadik, “Cuide do seu dinheiro”, com Ingo Zietman, entre outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 10° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 26/10/2016 – Anhanguera

11edição

A 11ª edição do Rotary em Ação ocorreu na Universidade Anhanguera do Campo Limpo, em 23 de outubro de 2016.

Contando com cerca de 110 voluntários, atendeu a cerca de 1000 pessoas, gerando aproximadamente 2800 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelos, limpeza de ouvido, exames de vistaótica socialexame de glicemia e pressãoteste de hepatite Cteste de anemia, limpeza de pelerecreação para criançada, fisioterapia, nutrição, entre outros.

Também houve distribuição de chocolates, generosamente doados pela nossa parceira Nucita.

Nosso brechó arrecadou cerca de 1500 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas a uma entidade da região.

Nesta edição tivemos como parceiros a Universidade Anhanguera (fisioterapia, limpeza de ouvido, enfermagem, nutrição), ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele), Biodina (exame de anemia), ABPH (teste de hepatite), entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Tivemos palestras sobre “DST/AIDS”, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano, a Importância do Sono, com a psicóloga Rezilda Portela,  “Hipertensão”, com Dr Patrício Zadik, “Cuide do seu dinheiro”, com Ingo Zietman, entre outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 11° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 07/05/2017 – Igreja São Pedro Fourier

 

12edição

A 12ª edição do Rotary em Ação ocorreu na Escola Estadual Neydi Apparecida Sollitto, no Jd das Palmas, em 29 de outubro de 2017.

Contando com cerca de 90 voluntários, atendeu a cerca de 800 pessoas, gerando aproximadamente 2400 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelos, limpeza de ouvido, exames de vistaótica socialexame de glicemia e pressãoteste de hepatite Cteste de anemia, limpeza de pelerecreação para criançada, fisioterapia, nutrição, entre outros.

Também houve distribuição de chocolates, generosamente doados pela nossa parceira Nucita.

Nosso brechó arrecadou cerca de 1000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas a uma entidade da região.

Nesta edição tivemos como parceiros a ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele), Biodina (exame de anemia), ABPH (teste de hepatite), entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Tivemos palestras sobre “DST/AIDS”, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano, a Importância do Sono, com a psicóloga Rezilda Portela,  “Cuide do seu dinheiro”, com Ingo Zietman, entre outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 12° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 29/10/2017 – Sollito

13edição

A 13ª edição do Rotary em Ação ocorreu na Obra do Berço, no Jd Rebouças, em 22 de abril de 2018.

Contando com cerca de 90 voluntários, atendeu a cerca de 800 pessoas, gerando aproximadamente 2400 atendimentos em várias modalidades, entre elas, corte de cabelos, limpeza de ouvido, exames de vistaótica socialexame de glicemia e pressãoteste de hepatite Cteste de anemia, limpeza de pelerecreação para criançada, fisioterapia, nutrição, entre outros.

Também houve distribuição de chocolates, generosamente doados pela nossa parceira Nucita.

Nosso brechó arrecadou cerca de 1000 peças de roupas cujas peças remanescentes foram doadas a uma entidade da região.

Nesta edição tivemos como parceiros a ONG Provisa (exame de vista e ótica social), Teruya (escola de cabeleireiros), Escola de Enfermagem São José (enfermeiros),  Novety (limpeza de pele), Biodina (exame de anemia), ABPH (teste de hepatite), entre outros diversos voluntários que nos ajudaram na realização do evento.

Tivemos palestras sobre “DST/AIDS”, com a psicóloga e sexóloga Paula Napolitano, a Importância do Sono, com a psicóloga Rezilda Portela,  “Cuide do seu dinheiro”, com Ingo Zietman, “Saúde Bucal”, com a turma da FMU, entre outros profissionais que, voluntariamente, oferecem gratuitamente seus serviços à comunidade carente da região.

Fotos do 13° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 22/04/2017 – Obra do Berço

14edição

A 14ª edição do Rotary em Ação ocorreu na ONG Estrela Nova, no Jd Paris, no dia 11 de novembro de 2018.

Parceiros de longa data do Movimento Comunitário Estrela Nova, o Rotary Club de São Paulo Morumbi realizou na instituição o evento que atendeu cerca de 350 pessoas da comunidade, que tiveram à disposição serviços como oftalmologia, glicemia, pressão, hepatite, corte de cabelo e manicure, ótica social, limpeza de pele, massoterapia e palestras.

Além desses serviços, também foi organizado um Brechó Social com itens vendidos a preços simbólicos, a fim de arrecadar fundos para a organização. Entre muitas peças, haviam roupas femininas, masculinas e infantis, brinquedos e CD´s.

É a segunda vez que o Rotary conta com o Estrela Nova sediando o evento para alcançar a região do Campo Limpo. A primeira aconteceu em 2015.

Alexandre Gaeta, presidente do Rotary Morumbi, afirma que é sempre positiva a ação em parceria com a ONG. “A equipe de colaboradores é extraordinária, sempre nos ajudando desde a preparação, divulgação e infraestrutura necessária no dia”, completou.

Sobre o evento, Alexandre considera ter atingido o principal objetivo de orientar a população sobre os riscos à saúde, principalmente depois de detectar alguns casos graves de glicemia (diabéticos desregulados e pré-diabéticos) em pessoas nem sabiam de sua situação.

Para garantir as ações deste ano, o Rotary reuniu 90 voluntários e firmou parcerias com G7 Informática, H2O Engenharia, Anhanguera Educacional, Provisa, Nucita, Novety Cosméticos, FMU, Rotaract Nações Unidas, Escola de Enfermagem São Jose, ABPH, Nurap, HDM Consultoria e Home Angels.

O Estrela Nova agradece ao Rotary Morumbi por mais um ano de parceria, trazendo atendimentos de qualidade para as famílias e beneficiando tantas pessoas.

Fotos do 14° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 11/11/2018 – Estrela Nova

15edição

A 15ª edição do Rotary em Ação ocorreu na Escola Estadual Amador e Catharina Saporito Augusto, no Campo Limpo, no dia 16 de junho de 2019.

O Rotary Club de São Paulo Morumbi realizou o evento que atendeu cerca de 550 pessoas da comunidade, que tiveram à disposição serviços como oftalmologia, glicemia, pressão, hepatite, corte de cabelo e manicure, ótica social, limpeza de pele e palestras.

Fotos do 15° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 16/06/2019 – Escola Estadual Amador e Catharina Saporito Augusto

 

16edição

A 16ª edição do Rotary em Ação ocorreu na ONG Obra do Berço, na Vila Andrade, no dia 24 de novembro de 2019.

Parceiros de longa data, o Rotary Club de São Paulo Morumbi realizou na instituição o evento que atendeu cerca de 600 pessoas da comunidade, que tiveram à disposição serviços como oftalmologia, glicemia, pressão, hepatite, corte de cabelo e manicure, ótica social, limpeza de pele e palestras.

Fotos do 16° Rotary em Ação pela Saúde e Cidadania – 24/11/2019 – Obra do Berço

Algumas fotos de eventos anteriores: