RYE - Intercâmbio de jovens

Inscrições abertas! Mas é por pouco tempo! Não deixe para última hora. Vagas limitadas.

O Rotary Morumbi está participando do projeto de Intercâmbio de jovens de Curta e de Longa duração do período 2026/2027.

O Rotary Morumbi não está trabalhando com outras bolsas de estudos oferecidas pelo Rotary International.

As matrículas para o intercâmbio 2025 estarão abertas somente até 30/setembro/2024.

Importante ressaltar que nem toda a inscrição é habilitada automaticamente para o processo, pois vários itens são avaliados, tais como dinâmica familiar, curriculum do jovem, famílias voluntárias apresentadas (longa duração), região onde mora, entre outros itens.

IMPORTANTE: não deixe pra última hora, pois precisamos conhecer bem as famílias pelo menos 3 semanas ANTES do prazo final de inscrição, sob risco desta não ser aceita.

O que é o programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary International - RYE

Os Rotary Clubes enviam anualmente dezenas de jovens para estudar no exterior, em programas de longa e curta duração.

A hospedagem é feita em famílias escolhidas pelos rotarianos da cidade de destino que acolherá o jovem como se fosse seu próprio filho. Em contrapartida, sua família que envia um jovem também acolherá um outro vindo de outro clube do Rotary em outro país.

Cada clube do distrito é responsável pelo cadastramento de jovens de sua região E NECESSARIAMENTE deve estar perto da área do clube responsável.

Para se inscrever, o jovem deve ter de 14 a 17 anos.

É importante que o jovem esteja acima da média acadêmica, de preferência entre os melhores de sua classe. Além destes requisitos, é também levado em consideração seu desempenho em entrevistas, em dinâmicas psicológicas e testes de português e inglês.

Note que sua família é que vai arcar com os custos das passagens, seguros e taxas administrativas, que podem variar dependendo do país de destino e do programa escolhido (curta ou longa duração).

Sua família deve também ter condições e desejo de receber e hospedar um jovem estudante estrangeiro em sua casa. Portanto, os pais também participarão de uma entrevista.

Uma vez satisfeitas essas condições, o jovem tem tudo para ser um futuro intercambista, numa experiência que certamente marcará alguns dos melhores momentos de sua vida.

Algumas exigências são específicas de cada clube de Rotary.

São exigidas pelo menos 2 famílias voluntárias (além da família do jovem que vai) para hospedar o jovem que virá de outro país. As famílias voluntárias devem, necessariamente, estar em região próxima da família principal e escola onde irá estudar, pois não será possível mudança de escola durante a estadia do jovem visitante. Recomendamos que o perfil familiar sejam parecidos. Não recomendamos que as famílias voluntárias sejam avós ou famílias que não estão acostumados com o dia-a-dia de um jovem de 17 anos.

Se sua família tem interesse em participar do intercâmbio, preencha o formulário abaixo.

Formulário de interesse no programa e intercâmbio - Curta e Longa duração

Este formulário NÃO é garantia de inscrição no programa.

Informações interessantes para entender o programa

Arquivos de treinamento para os jovens outbounds.

Alguns documentos são antigos, mas as mudanças nem sempre são grandes.

COMMUNICATION

CULTURE SHOCK

FIRST NIGHT

IT’S NOT ALL FUN

MONTHLY REPORTING

Rules of the Game

SCHOOLING

TRAVEL

YOUR RESPONSIBILITY TO YOUR HOME COUNTRY

Quer se saber mais? Então baixe os anexos abaixo (formato PDF) e leia a documentação.

Alguns documentos são antigos, mas as mudanças nem sempre são grandes.

Guia do estudante_752pt

Guia para Familia Anfitria