Doação de Filtros – agosto 2015

postado em: Notícias, Projetos | 0

Doacao de Filtros - Ago 2015FAMÍLIAS DO ESTRELA NOVA GANHAM MELHORIAS NA QUALIDADE DA ÁGUA

Muitas pessoas não sabem, mas o filtro de barro é um dos melhores sistemas de purificação de água que existem no mundo. Pensando nisso, o Rotary Club de São Paulo Morumbi – parceiro do Movimento Comunitário Estrela Nova e de outras organizações – desenvolveu uma campanha de doação de filtros, para cumprir com seu objetivo de fornecer água limpa em várias regiões.

No Estrela Nova, foram entregues 400 filtros para as famílias atendidas e algumas pessoas da comunidade. Na manhã de domingo do dia 23 de agosto, os representantes do Rotary distribuíram 160 peças de barro aos atendidos do Centro de Educação Infantil, com orientações sobre como usar o filtro, como fazer a manutenção e outras informações.

Doacao de Filtros - Ago 2015Já no dia 29 de agosto, tarde de sábado, além de 240 filtros presenteados, as famílias do Centro para Crianças e Adolescentes e do Centro para Juventude também participaram de uma palestra sobre saneamento domiciliar, oferecida pelo engenheiro Ademar Ferreira – também integrante do Rotary.

Foram instruções sobre melhorias sanitárias, com a intenção de prevenir doenças, cuidar da higiene pessoal e economizar água e energia dentro de casa.

“Eu nunca tive filtro de barro em casa, mas vivia na casa da minha avó para beber a água geladinha do filtro dela”, comenta Elaine Santana da Silva, mãe de duas crianças do CCA. “Hoje eu amei receber o meu e já está em casa certinho e estabilizado para as crianças tomarem a vontade”, completa.

Doacao de Filtros - Ago 2015Elenita da Silva Oliveira, coordenadora do CCA, se surpreendeu com o interesse das famílias. “Eu achava que teria pouco interesse da comunidade, porque hoje em dia as pessoas têm aqueles filtros modernos e elétricos, mas a procura foi tanta, que nem temos filtros para todo mundo”.

“Essa doação se deve a união de vários clubes de Rotary. O Rotary Club de São Paulo Jardim das Bandeiras, O Rotary Club de Roseville nos USA criaram e desenvolveram o projeto. O Rotary Club de São Paulo do Morumbi aplicou o projeto para beneficiar a população atendida pelo Estrela Nova. Nosso objetivo é que tendo filtros de agua as crianças possam crescer com saúde.

Acrescentamos uma palestra ao projeto para que fique claro como bem usar o filtro e qual sua manutenção. Os lemes do Rotary é ” Dar de si antes de pensar em si” e “Mais se beneficia quem melhor serve” há mais de 100 anos. Foi uma dádiva podermos efetuar este trabalho com a equipe do Estrela Nova.”

“Presidente RCSP Morumbi Marcelo Garcia Lima, o Estrela Nova agradece ao Rotary Club São Paulo Morumbi e a seus parceiros, pela importante ação desenvolvida em prol das famílias e da comunidade atendida, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na região.”

carta-agradecimento Doacao de Filtros - Ago 2015