Fundação Gates anuncia nova doação à fundação Rotária

postado em: Notícias | 0

21.01.2009

Este é mais um dia histórico para o Rotary. Nossa organização está tendo a honra de receber o filantropo Bill Gates Jr. na assembléia internacional em San Diego, Califórnia, EUA.

Em pronunciamento aos governadores eleitos de 2009-10, Bill Gates agradeceu aos rotarianos pelo sucesso da parceria do Rotary International com a Fundação Bill e Melinda Gates voltada ao objetivo de erradicar a pólio. Até hoje, os rotarianos comprometeram mais de US$60 milhões em prol dos esforços de equiparação da doação de US$100 milhões feita pela Fundação Gates em novembro de 2007.

Em reconhecimento ao extraordinário sucesso da campanha de captação de recursos do Rotary e à contínua dedicação da organização ao combate à pólio, Gates anunciou hoje que decidiu aumentar em US$255 milhões sua doação, elevando a US$355 milhões a quantia contribuída. Ao receber a segunda doação, o Rotary aceitou o desafio de equiparar mais US$100 milhões até 30 de junho de 2012. Sendo assim, o total gerado pela parceria entre as duas entidades será de US$555 milhões, os quais serão usados em apoio a atividades de imunização conduzidas pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio liderada pelo Rotary, Organização Mundial da Saúde (OMS), Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e Unicef.

Além disso, o departamento de desenvolvimento internacional do Reino Unido comprometeu-se a encaminhar US$150 milhões e o governo da Alemanha US$130 milhões à iniciativa. As contribuições do Reino Unido e da Alemanha são separadas e não contarão a favor da equiparação das verbas doadas pela Fundação Gates.

Esta infusão de verbas é crucial à erradicação da pólio, uma doença debilitante e por vezes fatal, que ameaça principalmente as crianças. Embora a campanha tenha reduzido em 99% os casos de pólio nos últimos 20 anos, o vírus selvagem da doença persiste em quatro países — Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão — e a importação do vírus por outras nações ainda representa um grande perigo.

Sua contínua participação é fundamental ao sucesso da empreitada. O conselho diretor do RI e os curadores da Fundação Rotária concordaram em unanimidade em aceitar o desafio em benefício do programa Pólio Plus. O Rotary e a Fundação Gates esperam que a parceria entre as duas entidades possa ser emulada em outras partes do mundo. Estamos confiantes de que esta extraordinária colaboração servirá de catalisador de outras doações, o que ajudará a eliminar a pólio de uma vez por todas.

Quando o Rotary ingressou na luta para combate à doença em 1985, prometemos às crianças que as protegeríamos. Nunca estivemos tão próximos de cumprir nossa promessa. O acordo entre o Rotary e a Fundação Gates é um enorme passo rumo ao alcance da meta. O sucesso é a nossa única opção. Juntos podemos Eliminar a Pólio Agora. Para obter mais informações, visite www.rotary.org.

Jonathan B. Majiyagbe, Presidente
Conselho de Curadores da Fundação Rotária do RI