Gota rotária – Fazer o bem

postado em: gota rotaria | 0

Fazer o bem

uma inspiração de Anselm Grün, monge beneditino e autor

Os lemas oficiais do Rotary, “Dar de Si Antes de Pensar em Si“ (“Service above Self”) e “Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve”, (“One profits most who serves best”) datam dos primórdios da nossa organização. Popularmente também a frase “Fazer o bem sem olhar a quem” frequentemente é associada à nossa organização. Na “gota” de hoje me inspirei nesta frase quando encontrei um texto, melhor um exercício num dos livros do padre Anselm.

Aqui vai:

Exercício: Fazer o bem:

“Assuma cada dia a tarefa de fazer alguma coisa razoável e benéfica para outra pessoa, é isso de forma bem concreta, mesmo que seja apenas uma questão trivial. Pode ser algo bem “banal“ como um sorriso, um obrigado. Ou você abre mão de alguma coisa em prol de outra pessoa. Ou…

Seja criativo e cuidadoso, e você encontrará muitas possibilidades de dar sua contribuição para o mundo melhor, concretamente, no lugar em que agora se encontra: Eu – aqui – agora.

Assim, talvez, podemos fazer a “Magia do Rotary” acontecer efetivamente em  nosso dia a dia. Lembrando que “o bem” não se encontra exclusivamente nas nossas atividades grandes e importantes. Pode – e talvez deve – se “esconder” também nas pequenas coisas, nos gestos simples, nas palavras atenciosas e nos atos de cortesia e de educação.

 

Fonte: Grün, Anselm; Assländer, Friedrich: trabalho e espiritualidade – como dar novo sentido à vida profissional; Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 2014.